Seguidores

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Dicas de Segurança nas Finanças




Recebi este email do site Educação Financeira para Todos e achei super importante divulgá-lo, pois todo cuidado é pouco quando falamos de dinheiro. O que não falta no mundo são espertinhos querendo nos roubar e ganhar dinheiro fácil. Vamos ficar atentos!!

"Oi!
  Você vigia bem a sua conta bancária e a do cartão de crédito ? Pois, fique de olho, pois mais fraudes financeiras ocorrem do que tomamos conhecimento.
Semana passada eu conversava sobre isso com um juiz, no fórum onde trabalho, e ele me disse sobre um débito ilícito, que foi feito no cartão de crédito dele numa compra em uma companhia aérea. Ele reclamou e já foi ressarcido.
Isso está cada vez mais frequente. Os bandidos usam golpes antigos num meio novo, que é o meio eletrônico.
Estamos vivendo uma fase de muitos golpes financeiros. E, infelizmente, a punição para esses criminosos no Brasil é muito branda.
A maioria dos golpes financeiros que atingem as instituições financeiras não chegam ao conhecimento da população. E, em muitos casos, a instituição financeira, para preservar sua credibilidade, resolve o problema e não comunica o Ministério Público ou a Polícia.
Fique de olho na sua conta e examine o extrato do cartão de crédito antes da fatura vir.
Verifique, ainda, a cobrança de anuidades de cartão de crédito (que você não autorizou), compras parceladas nos grandes magazines, valores pequenos suspeitos etc.
Troque o número do cartão de tempos em tempos.
Nunca deixe o cartão fora da sua visão (por exemplo, num posto de gasolina) e sempre olhe, depois do uso, se o seu cartão não foi trocado pelo de outra pessoa. 
Mantenha o seu antivírus atualizado e tenha muita cautela ao usar redes wifi "abertas". Sua senha pode ser capturada na rede aberta por estelionatários.
Fique de olho no que o banco te cobra. No geral, eles não avisam antes sobre despesas nenhuma. Depois que o débito foi lançado, eles dizem que não pode fazer nada.
Se você aplicar em algum fundo de renda fixa, fique de olho numa cobrança que se chama "come cotas". Em muitos casos, ele leva todo o seu lucro embora.
Fiquem de olho, pois os golpes financeiros estão aí e são o perigo para todos os consumidores.

Um abraço,
Lélio Braga Calhau

Educação Financeira para Todos"


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita e mensagem. Seja sempre bem-vinda (o) ao Mural!!