Uma perguntinha básica: Você é inscrita e paga a Previdência Social?
Eu não me preocupava tanto com isso, pois há uns 5 meses atrás eu trabalhava em uma empresa que recolhia meu INSS, mas agora que sai de lá e aprendi um bocado nas aulas de Direito Previdenciário, corri para um posto da Previdência Social e fui saber como manter minha seguridade, e não perder o tempo de carência.
Todos podem fazer inscrição na Previdência Social e pagar uma porcentagem que caiba no seu bolso, lembrando que a menor parcela é de R$ 79,64 (11% do Salário Mínimo Atual) para autônomos.
A gente pensa em tanta coisa diariamente que não se lembra de que precisamos nos precaver para obter, pelo menos, um salário quando nos acontecer um acidente e for necessário ficar mais do que 30 dias em repouso ou quando chegar a melhor idade (60 anos para a mulher e 65 para para os homens, de acordo com a Seguridade). Mas que para isso é necessário o recolhimento do valor por no mínimo 15 anos.
Para quem está empregado com carteira assinada, a própria empresa recolhe mensalmente, então não é necessário se preocupar agora, mas quem é autônomo, dona de casa, seria interessante pensar em fazer sua inscrição e pagar a previdência. Estaria segurada no futuro.
Mais informações: Previdência Social
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por sua visita e mensagem. Seja sempre bem-vinda (o) ao Mural!!