Em agosto minha vida financeira ficou um caos, além das contas fixas, surgiram outras que não estava esperando e fui fazendo compras como se não houvesse amanhã. De uma hora para outra estava sendo uma consumista impulsiva.
Mas em setembro resolvi reverter esse processo e colocar as contas em dias, porém o estrago que tinha feito no mês anterior sobrou para esse mês.
Felizmente no mês de outubro tudo indica que estarei com as contas em dia.
Para isso coloquei tudo no papel e definir algumas estratégias: saída ao cinema apenas 2 vezes ao mês, deixar o cartão de crédito em casa, só comprar o que realmente está precisando e pagar à vista.
O final do ano está chegando e terá que ser feito um planejamento mais rigoroso e detalhado, para isso estou lendo as dicas de blogs que falam sobre educação financeira e organização.
Mas já determinei o principal objetivo até o fim de 2013: eliminar o cheque especial!! Posso viver sem ele e sem seus juros altos, pois vira e mexe (e pelo descontrole) acabo utilizando-o por saber da sua existência e está ali de modo "fácil".
Não é algo fácil deixar de ser consumista, pois se há uma coisa que nos dá prazer é comprar o que queremos, mas que a partir de agora seja feita de maneira consciente e sem tirar nosso sono depois.
Dos objetivos financeiros que me propus a fazer em 2013, praticamente só estou fazendo três (são 14). Infelizmente a ficha só caiu mesmo agora no fim do ano, pois estou com medo de fazer o balanço anual e ver o quanto joguei dinheiro fora [:(].
Bem, nunca é tarde para acordar e recomeçar da maneira certa.
Vamos em frente!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por sua visita e mensagem. Seja sempre bem-vinda (o) ao Mural!!