Seguidores

domingo, 2 de setembro de 2012

Desapego e Movimento

Foto: google




No mês de agosto decidi mudar algumas atitudes em minha vida e comecei fazendo uma lista de coisas para chegar aos objetivos propostos.

No topo da lista está praticar o desapego e me desfazer de coisas que não uso mais e que estão apenas ocupando espaço. Quero renovar as energias de minha casa, já que é aqui é meu porto seguro. 

No período que estive em off no blog, aproveitei para pensar melhor sobre esse objetivo e comecei a ler alguns blogs que falam sobre organização, até porque eu não sabia por onde começar. E tem vários blogs legais, que agora se tornaram minha leitura quase diária. 

Fiz uma lista das coisas que não uso mais e estão aqui esperando não sei o quê (talvez uma atitude): livros, revistas, apostilas, sapatos, roupas, equipamentos de informática, eletrodomésticos, cosméticos, medicamentos.

Foto: acervo pessoal
Comecei pelas revistas, tinha inúmeras empilhadas em uma estante (que já estava ficando inclinada para frente de tanto peso), pois sou viciada em lê-las e já tive várias assinaturas. Separei por classes: femininas, decoração, carreira, saúde, fofocas. E pensei nas pessoas que pudessem se interessar por elas. E fui doando. As femininas e de fofoca para o salão de beleza que frequento, as de decoração para um amigo que está fazendo graduação de arquitetura, as de carreira para uma professora de marketing e as de saúde para o consultório do meu tio e o meu. Pronto!! Vocês não imaginam o espaço que ganhei e que agora está mais ou menos arrumado, digo isso porque ainda ficaram revistas que ainda não li (cerca de 30).

E resolvi não renovar algumas assinaturas. Na verdade muitas das revistas que recebo, nem sempre tenho tempo para ler e vão se acumulando na estante (tadinha...). E outras renovações, as que não consigo ficar sem, farei em versão digital (poderei ler em qualquer lugar e não ocupará espaço depois, só não entendi ainda porque ela é mais cara que a versão impressa).

 Foto: google

O segundo item a ser analisado foi o dos medicamentos. Vocês dão uma olhada períodica na farmacinha que vocês tem em casa?? Eu confesso que não. E quando olhei, vários medicamentos com validade vencida (mas sem serem usados, tá?) só ocupando espaço e aquela sensação que se precisassem deles, a gente tinha aqui em casa. Foram todos para o lixo, ficando só os com vencimentos em dia e bem lacrados. Agora vou ficar mais atenta a eles.

Foto: google

O terceiro foi aquela paixão que nós temos e o qual foi o motivo de começar esse blog: os cosméticos! Separei todos: maquiagem, cremes e esmaltes. Estes últimos eu levei para minha manicure. Ela fez a festa. Escolheu os que ainda não tinha e aumentou seu mostruário. As maquiagens e cremes, visto a validade, ficaram os que ainda podem ser usados e lixo os que estavam com características estranhas e vencidos. Se eu tive um "troço" por me desfazer deles??? De jeito nenhum!! Posso dizer a vocês que, pelo contrário, fiquei aliviada. Prefiro agora que as coisas tenham movimento do que ficarem inertes em minha residência.

Ainda falta muita coisa para fazer. A lista é grande, mas pelo menos já comecei. E a partir de agora vai ser assim: Quero movimento em tudo!! Casa, mente, corpo, amizades, estudos, etc.

Aos poucos irei postando os outros itens que estarei me desfazendo. E que tal vocês aproveitarem o começo de um novo mês, setembro, para iniciarem um novo ciclo em suas vidas??



2 comentários:

  1. Oi minha quelida saudades.
    Preciso urgentemente pensar e fazer isto...
    PASSANDO PARA DESEJAR
    ótimo semana! ♥
    ♥ Beijos coloridos!❤❤❤

    ResponderExcluir
  2. Josy, eu achei muito interessante ler seu blog... vim aqui pra te conhecer depois que você resolveu participar da nossa "confraternização" lá no blog e gostei muito de ler alguns posts iniciais e depois esses de agora, porque dá pra ver como as suas ideias estão mudando, como você está reformulando tantas coisas... e eu acho isso um barato, porque quem é sempre igual fica chato, envelhece rápido, não cresce, não aprende coisas novas...

    Sabe, eu ADORO cosméticos, de verdade. Na minha adolescência eu não usava quase nada mas aí fui descobrindo os hidratantes corporais, os esfoliantes, os adstringentes (sem os quais parece que passei óleo Liza no rosto) e um monte de outros produtos. Nessa fase fiquei bem obcecada com cosméticos e cheguei a ter uns 30 hidratantes estocados, porque eu via um diferente, com embalagem bonita ou com um cheirinho que me agradava e comprava, estocava. Fiz a mesma coisa com sabonetes e também com lenços, pashiminas e cachecóis (que a gente usa muito aqui no sul). O que aconteceu foi que comecei a gastar muito tempo com isso. Viajava e só ficava pensando nas compras que ia fazer, passei a fazer listas dos produtos que eu tinha, passei a falar muuuuito sobre isso, enfim, exagerei na dose! Rsrsrsrs...

    Com o tempo percebi que eu estava deixando de curtir isso, que estava me sentindo vazia. Olha, não se enagne, isso não é crítica a ninguém: já fiz a mesma coisa com livros (de comprar tantos e quase não ler nenhum) e com materiais para artes plásticas. Sei lá. Chegou um momento em que percebi que isso estava me fazendo mal e eu quis dar uma guinada, mudar muitas coisas, doar sacos e sacos de coisas, ter uma vida mais focada em experiências e me sentir mais livre. Aí entrou o desapêgo e tenho aprendido bastante. Hoje só fica na minha casa aquilo que eu uso ou que usei nos último ano. Só abro exceções para itens muuuuito especiais. Percebo que as coisas tem que me fazer feliz, sabe? E eu estava me sentindo meio refém delas.

    beijo grande,

    Marina

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e mensagem. Seja sempre bem-vinda (o) ao Mural!!