Seguidores

quarta-feira, 13 de março de 2013

Cofrinho: sempre uma boa ideia




Ter um cofrinho aqui em casa sempre foi algo positivo e divertido. Desde criança meus pais me dão um no começo do ano para guardar as moedas acumuladas do dia e ter a ansiedade de ver quanto vamos arrecadar depois de quebrá-lo. 

Passando por um blog que gosto de ler vi um post sobre o assunto e resolvi transcrevê-lo aqui para vocês. As dicas são bem fáceis de fazer.


O bom e velho cofrinho

O cofrinho faz lembrar nossa infância não é mesmo? Mas ainda é um recurso muito utilizado pelas donas de casa no mundo todo para poupar dinheiro, para decorar e para manter a organização evitando que as moedas do dia a dia fiquem soltas pela casa. Mas lembre-se de de vez em quando levá-las para serem trocadas ou depositadas em sua conta poupança. Não as guarde indefinidamente, tenha um montante como objetivo ou uma data limite para ir trocá-las.

Guarde as moedas com regularidade

Se ainda não tem esse costume estabeleça uma nova rotina. Esvazie os bolsos no fim do dia por exemplo, ou assim que chegar em casa. Veja o melhor horário para isso e entre nesse ritmo diariamente (ou sempre que tiver moedas, claro).

Escolha um modelo de tamanho razoável

Um cofrinho muito pequenininho não vai guardar uma boa soma, logo você vai ficar frustrada por achar que não valeu a pena. Então escolha um modelo que possa guardar um valor razoável para você. Mas que não seja tão grande a ponto de achar que nunca vai conseguir enchê-lo.

Controle a curiosidade

Ficar contabilizando as moedas diariamente não vai fazer render mais não é mesmo? Então controle sua ansiedade e seja paciente!

Conte para os outros membros da família

Fale para outras pessoas de sua casa esse seu objetivo de juntar as moedas, pode ser que eles se animem em participar e o cofre vire uma mania familiar ou talvez eles se interessem por terem um também (daí vai ter concorrência, hehehe).
Sabemos que essa forma de poupar não traz nenhum rendimento. O dinheiro que está ali no cofrinho não vai se multiplicar em porcentagem nenhuma. Mas também sabemos que esse tipo de poupança é algo que serve mais como disciplina do que outra coisa, não é de maneira nenhuma um investimento, mas uma forma de não gastar em supérfluos ou deixar essa pequena “fortuna” escapar entre uma compra por impulso e outra.

Fonte: Donas de Casas Anônimas


Um comentário:

  1. Josy, adorei esse post, comprei um cofrinho que conta as moedas conforme você vai colocando.
    Juntando só moedas de 1, 2, 5 centavos, já tenho mais de 7 euros.
    A gente nem dá muito valor em moedas pequenas, mas juntando a gente nota.
    Besitos

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e mensagem. Seja sempre bem-vinda (o) ao Mural!!