Seguidores

sábado, 30 de novembro de 2013

Dia de Vacinação Antirrábica


Neste sábado acontece a Campanha de Vacinação Antirrábica em Maceió, por isso não deixem de levar seus animais de estimação para vacinar.

A minha gatinha Bebê com certeza será levada para ser vacinada. Eu já tinha enviado um twitter para a Secretaria de Saúde daqui para saber se haveria campanha, pois se não tivesse eu a levaria para tomar a Antirrábica na clínica. Se há uma coisa que me preocupo é estar com as vacinas dela em dia.

Doença

A raiva é causada pelo Rhabdovírus, que se multiplica e se propaga, via nervos periféricos, até o sistema nervoso central, de onde passa para as glândulas salivares, nas quais também se multiplica. A forma mais comum de transmissão é através de contato com saliva de animal raivoso, seja por mordeduras ou lambeduras de mucosa e, até mesmo, por arranhaduras. Em áreas urbanas, o cão é o principal responsável pelas transmissões (quase 85% dos casos), seguido do gato.

O período de incubação da doença, no homem, varia de duas a dez semanas (em média, 45 dias). Uma vez infectado, não há tratamento específico e a letalidade é de 100%. O tratamento aplicado visa minimizar o sofrimento do paciente. Por seu caráter incurável, é imprescindível a realização da vacinação em gatos e cães.
Fonte: Secretaria Municipal de Saúde de Maceió.

Cuidar da saúde de nossos animais de estimação é nossa obrigação!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita e mensagem. Seja sempre bem-vinda (o) ao Mural!!