Seguidores

segunda-feira, 2 de maio de 2016

Catarata




Primeira semana de maio começando e muitas oportunidades para acontecerem.

Como relatei ontem, minha mãe fez uma cirurgia de catarata, mas..


Mas o que é catarata? 

"A catarata é uma causa comum de baixa visual. A catarata é a opacificação do cristalino, a lente normalmente clara e transparente do olho. Os sintomas comuns da catarata incluem, embaçamento da visão, ofuscamento ou sensibilidade à luz, mudança freqüente de receita para óculos, dupla visão num olho, necessidade de luz mais forte para leitura, fraca visão noturna e visão desbotada ou amarelada."

O que causa a Catarata?
A catarata que ocorre mais frequentemente é aquela relacionada ao processo de envelhecimento. Em geral a catarata é causada por uma mudança na composição química do cristalino. A catarata pode se desenvolver em crianças e adultos. Quando ocorre em crianças, pode ser hereditária ou ser causada por infecção ou inflamação que tenha comprometido a mãe e o feto. Neste caso, está presente no nascimento e é chamada de catarata congênita
Entre outros fatores, contribuem para a formação de catarata a presença de doenças crônicas como o diabetes, o uso de medicamentos como corticóides, trauma ocular e a exposição à luz do sol, por longos períodos, sem proteção adequada.

Como se detecta a catarata?
A catarata geralmente não pode ser vista sem a utilização de instrumentos adequados. Eventualmente, a pupila, que normalmente é negra, pode se apresentar amarela ou branca. Um cuidadoso exame feito pelo oftalmologista pode detectar a presença e a severidade da catarata, assim como outras condições que possam causar visão embaçada ou desconforto visual.

Em quanto tempo se desenvolve a catarata?
A progressão da catarata é variável, podendo variar até mesmo de um olho para outro numa mesma pessoa. Na maior parte dos casos, a catarata decorrente do envelhecimento progride gradualmente, por vários anos. Em pessoas mais jovens e nas portadoras de diabetes, a catarata pode avançar rapidamente, levando a uma deterioração da visão em poucos meses. 

Como é tratada a catarata?
A cirurgia é o único meio ao qual o oftalmologista pode recorrer para tratar a catarata. Se os sintomas da catarata forem discretos, é possível que a simples mudança dos óculos possa resultar em uma melhora da visão. Até o presente, não há nenhum medicamento, suplemento dietético, exercício ou dispositivo óptico capaz de prevenir ou curar a catarata. A proteção contra a luz solar excessiva pode contribuir para prevenir ou retardar o progresso da catarata. Óculos de sol ou lentes que filtram os raios ultravioletas (UVA e UVB) fornecem esta proteção.
A cirurgia de catarata é um procedimento bem sucedido, com melhora da visão na maior parte dos casos. Eventualmente, outras causas além da catarata podem contribuir para a diminuição da visão, em particular aquelas relacionadas à retina e ao nervo óptico. A presença e severidade destas condições, pode impedir uma recuperação total da visão após a cirurgia da catarata.
Quando deve ser feita a cirurgia de catarata?
A cirurgia da catarata deve ser considerada quando a catarata causar diminuição visual que afete as atividades cotidianas. Com as técnicas atuais da cirurgia e as lentes intra-oculares disponíveis, a cirurgia de catarata pode ser feita sempre que as necessidades visuais do paciente o exijam. O paciente deve avaliar se sua visão lhe permite executar seus afazeres como dirigir com segurança, ler e assistir televisão com conforto. O paciente e seu oftalmologista devem decidir em conjunto sobre a ocasião mais conveniente para a remoção da catarata, de acordo com as necessidades pessoais.

Fonte: IPVISÃO

Quem tem esse problema o melhor é se submeter a cirurgia o mais breve possível. A recuperação é mais rápida.

Cuidados com a saúde são sempre necessários e os exames preventivos também.

Uma ótima semana a todos!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita e mensagem. Seja sempre bem-vinda (o) ao Mural!!