Seguidores

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Nutrição e Doenças Renais

Foto: Google.com
Nos dias 16 e 17 deste mês participei de um seminário sobre Nutrição e Doenças Renais bastante esclarecedor.

Já trabalhei em um centro de hemodiálise e os pacientes com doenças renais tem peculiaridades diversas. Tratar desses pacientes não é fácil, pois ocorrem desequilíbrios metabólicos constantes, necessitando de uma equipe multidisciplinar atenta e atualizada.

Hoje, como estou apenas trabalhando em ambulatório, são poucos os pacientes que tenho contato, meu último paciente com nefropatia fazia diálise peritonial em casa e precisa de orientação alimentar.

O surgimento de doenças renais está crescendo na população de forma considerável. E uma das formas de evitar algumas delas é o consumo adequado de água (em torno de 2 litros/dia).

Me preocupa ainda ouvir pessoas dizerem que não gostam ou esquecem de beber água. Perigoso demais esta falta de consumo.

Bem, o seminário foi maravilhoso, o conteúdo perfeito e fiquei com gostinho de quero mais, de pesquisar e estudar mais.

Vamos a luta!!  



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita e mensagem. Seja sempre bem-vinda (o) ao Mural!!