Hoje, dia 18 de mai,o comemoramos o Dia Internacional dos Museus. Particularmente sempre que viajo procuro conhecer o museu da cidade, pois conheço através dos objetos ali expostos parte da história e o trabalho de artistas locais.
Aqui em Maceió temos belos museus e convido a vocês quando estiverem aqui na cidade visitá-los. Irão se encantar com a riqueza dos acervos expostos. E aos alagoanos que ainda não conhecem aproveitem para prestigiá-los também.
Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore
Em 1914 sofreu diversas reformas, graças a dois artesãos portugueses que se encarregaram da decoração em gesso. O grande acervo de arte popular existente no museu foi doado pelo patrono Théo Brandão. É composto peças de vários países como: Espanha, Portugal, México, além de obras brasileiras constituem o acervo do museu.
Endereço: Avenida da Paz, s/n, Centro.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8 às 12h e das 14 às 17h
Museu do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas
Possui riquíssimo acervo: telas de pintores famosos, documentos históricos, objetos e peças pertencentes aos cultos afro-brasileiros do começo do século, utensílios indígenas, armas que pertenceram ao capitão Virgolino, o Lampião, móveis em variados estilos, etc. No museu encontra-se o mais completo acervo afro-brasileiro do país.
Endereço: Rua João Pessoa, 382, Centro, Maceió - AL.
Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 8 às 12h.
Museu Pierre Chalita
Acervo composto de imagens dos séculos XVII, XVII e XIX, em sua maioria nordestinas. Cerâmica, prataria, mobiliário, desenhos e pinturas brasileiras e estrangeiras. Prataria, mobiliário, desenhos e pinturas brasileiras e estrangeiras formam o acervo do Museu Pierre Chalita. Localizado em um antigo armazém, no bairro de JaraguáO acervo permanece em exposição para a visitação pública.
Endereço: Praça Marechal Floriano Peixoto, 44 - Centro
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 14 às 18h.
Museu de Arte Brasileira (Fundação Pierre Chalita)
Reúne um acervo formado principalmente por pinturas de artistas nacionais, em sua maioria alagoanos, algumas esculturas e peças que preservam a memória das antigas projeções cinematográficas. O prédio faz parte do Conjunto Arquitetônico de Jaraguá, bairro tombado pelo Patrimônio Histórico de Alagoas. O museu funciona também como oficina de pintura.
Endereço: Praça Manuel Duarte, 77 - Pajuçara
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8 às 11:30 e das 13 às 18h.
Museu da Imagem e do Som de Alagoas
Em seu acervo encontra-se parte da memória maceioense, registrada em fotografias, fitas cassete e fitas de vídeo. É neste museu que se pode encontrar dados sobre os principais acontecimentos políticos, sociais e artistícos do Estado de Alagoas. O prédio que é representado por uma linda obra arquitetônica foi construído em 1869.
Endereço: Praça Marechal Floriano Peixoto, 44 - Centro
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 13 às 18h.
Museu do Esporte Edvaldo Alves Santa Rosa - Dida
O acervo é formado de fotografias do futebol alagoano, brasileiro e mundial, revistas, jornais, posters, discos, camisas, taças, medalhas e demais objetos que contam a história do futebol em Alagoas, no Brasil e no mundo. Museu feito para os amantes do futebol. E lá você pode assistir diversos vídeos com os melhores dribles e os melhores momentos do futebol no Estádio Rei Pelé.
Endereço: Av. Siqueira Campos, s/n - Trapiche da Barra - Térreo do Estádio Rei Pelé.
Horário de funcinamento: segunda a sexta-feira, das 9 às 11h e das 14 às 17h.
E vamos aos museus...
Fontes: Turismo Maceió e Visite Maceió
Oi Josy
ResponderExcluirObrigada pela visita e comentário deixado no bloguinho.
Já estive em Maceió três vezes e nunca fui a museus, o negócio é só praia, praia, muita praia.
Quem sabe de uma próxima vez eu mude o foco da minha atenção.
Beijo.