Seguidores

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Saúde Bucal


Como vocês andam cuidando da saúde da boca? Não me digam que são daqueles que só vão ao dentista quando o dente começa a doer?

Convivendo com os colegas dentistas e trocando informações, percebi que é verdadeira aquela frase que "a saúde começa pela boca", não se referindo apenas a escolha dos alimentos, mas aos cuidados com a boca mesmo.

O hábito de escovar os dentes, passar o fio dental e usar enxaguatório (quando necessário) é pouco. Precisamos mesmo fazer uma visita ao dentista uma vez ao ano para uma revisão e até mesmo uma limpeza mais profunda.

Fiquei abismada ao saber que o câncer de boca está crescendo entre a população brasileira. E um dos fatores é a má higienização. Para saber mais click aqui.

Eu também já fui de só ir ao dentista quando sentia algum problema, mas no ano passado resolvi mudar esse pensamento e fiz um plano de saúde odontológico para fazer uma revisão e todo o tratamento necessário por um preço mais acessível. Terminei o primeiro tratamento, mas já está marcada a próxima visita para uma nova revisão. A saúde da minha boca também se tornou algo prioritário.

Abaixo algumas dicas que copiei do site da Colgate:

Como garantir uma boa higiene bucal?
Uma boa higiene bucal é uma das medidas mais importantes que você pode adotar para manter de seus dentes e gengivas em ordem. Dentes saudáveis não só contribuem para que você tenha uma boa aparência, mas são também importantes para que você possa falar bem e mastigar corretamente os alimentos. Manter uma boca saudável é importante para o bem-estar geral das pessoas. Os cuidados diários preventivos, tais como uma boa escovação e o uso correto do fio dental, ajudam a evitar que os problemas dentários se tornem mais graves. Devemos ter em mente que a prevenção é a maneira mais econômica, menos dolorida e menos preocupante de se cuidar da saúde bucal e que ao se fazer prevenção estamos evitando o tratamento de problemas que se tornariam graves. Existem algumas medidas muito simples que cada um de nós pode tomar para diminuir significativamente o risco do desenvolvimento de cáries, gengivite e outros problemas bucais:

  • Escovar bem os dentes e usar o fio dental diariamente.
  • Ingerir alimentos balanceados e evitar comer entre as principais refeições.
  • Usar produtos de higiene bucal, inclusive creme dental, que contenham flúor.
  • Usar enxagüante bucal com flúor, se seu dentista recomendar.
  • Garantir que as crianças abaixo de 12 anos tomem água potável fluoretada ou suplementos de flúor, se habitarem regiões onde não haja flúor na água.

E se vocês ainda não têm esses cuidados, que tal começar marcando uma visita ao dentista nesta semana?




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita e mensagem. Seja sempre bem-vinda (o) ao Mural!!