Seguidores

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Reciclagem




Já notou a quantidade de lixo que produzimos todos os dias?? A cada destralhamento que faço em minha casa, vai um ou dois sacos cheios de coisas que não uso, mas que dependendo do material poderiam ser reaproveitados por outras pessoas.

Infelizmente aqui em Maceió é difícil encontrar empresas que façam reciclagem de material diversos. Só conheço as de papel e alguns pontos da cidade que recebem baterias e pilhas usadas.

Vários materiais deveriam ser descartados de maneira correta, o que diminuiria a poluição do meio ambiente, mas nem sempre nos preocupamos com isso.

Algumas dicas do site Planeta Sustentável:

  • Lâmpadas Fluorescentes contêm mercúrio, um metal pesado, e por isso devem ser enviadas para reciclagem específica. As incandescentes, halógenas e de sódio de baixa pressão podem ser recicladas normalmente, mesmo quebradas.

  • O problema das sacolas plásticas é que cerca de 0,5% delas acaba em rios, lagos e oceanos. Parece pouco, mas são quase 90 milhões de sacolinhas ao ano que chegam aos mares do mundo, muitas vezes em forma de fragmentos. Além de formar uma fina camada de plástico na água, são ingeridos por animais marinhos, que acabam morrendo.




  •  Tenha sua própria caneca, squeeze ou garrafa térmica para tomar sua água e café. Assim, você ajuda a evitar que copos de plásticos e garrafinhas PET se acumulem no local de trabalho. Eu já tenho a minha caneca no consultório e dei de presente para toda a equipe que trabalha comigo, espero que a usem. Vou cobrar!!

  • Na hora de ir às compras, leve sua própria sacola retornável, como as de pano ou de plástico durável. Ou use caixas de papelão; há supermercados que as oferecem de graça. Se você já tem algumas sacolas retornáveis deixe algumas no carro, na bolsa ou no trabalho. Assim, você não tem aquela "desculpa" de ter esquecido de trazer sua ecobag.

Descobri pontos de coletas aqui na cidade e sempre os utilizo quando quero descartar ou doar alguns materiais. São eles:

  • Hiper Bompreço: baterias, lâmpadas e pilhas;
  • Banco Santander: baterias e pilhas;
  • Loja Renner: embalagem de perfumaria e cosméticos; 
  • A Fórmula - Farmácia de Manipulação: embalagens e medicamentos vencidos;
  • Catadores de papéis: revistas, papelão, caixas e catálogos.
E para não acumular tantos sacos plásticos aqui em casa nego esta embalagem em produtos que podem ir dentro da minha bolsa ou em outra sacala que eu já tenha.

Na sua cidade também deve ter vários postos de coleta, procure saber onde ficam e quais os materiais eles recebem, assim você descartará de maneira correta. E quem tem blog faça um post divulgando esse serviço, vale a pena.
Com certeza nosso cuidado é pequeno, mas cada um fazendo sua parte quem sabe não teremos um mutirão??!

Vamos cuidar mais do nosso meio ambiente???


3 comentários:

  1. Super mesmo esta reciclagem, mas 1º o governo precisa ajudar para que a população tenho condições...

    ResponderExcluir
  2. Ops esqueci...rsrsrrsrs
    Passando para desejar
    BOA quinta feira! ♥
    ♥ Beijos coloridos!

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post...
    Onde moro também é difícil de encontrar postos de coletas.
    Temos que nos conscientizar...
    Beijos!
    Unhas minha Paixão

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e mensagem. Seja sempre bem-vinda (o) ao Mural!!